Ensino Superior

Prosseguimento de Estudos

Após o finalizarem do curso, os alunos têm duas possibilidades para prosseguir estudos: o acesso a um Curso Técnico Superior Profissional (CTeSP) ou a uma licenciatura e/ou mestrado.

Ver mais informações aqui.

Nesta plataforma, poderá consultar os cursos superiores existentes em Portugal : https://www.dges.gov.pt/pt/pesquisa_cursos_instituicoes


Curso Técnico Superior Profissional (CTeSP)

Os CTeSP são cursos, de ensino superior, que atribuem o diploma de técnico superior profissional. Após a conclusão, o aluno:

– obtém um Diploma de Técnico Superior Profissional;

– tem a possibilidade de ingressar no mercado de trabalho na área onde adquiriu competências específicas;

– poderá continuar os estudos, optando por ingressar diretamente numa licenciatura.

Alguns dos CTeSP que os os alunos que terminaram o Curso Profissional Técnico de Multimédia podem frequentar, são:

Desenvolvimento Web e Multimédia

Design e Multimédia

Desenvolvimento de Produtos Multimédia

Audiovisual e Multimédia

Desenvolvimento de Aplicações Web Empresariais

Desenvolvimento de Videojogos e Aplicações Multimédia

Fotografia e Imagem Digital

Som e Imagem

Entre muitos outros…

O regime jurídico do curso técnico superior profissional encontra-se previsto no Decreto-Lei n.º 74/2006, de 24 de março, alterado pelo Decreto-Lei n.º 63/2016, de 13 de setembro e pelo Decreto-Lei n.º 65/2018, de 16 de agosto.


Licenciaturas

Os estudantes podem candidatar-se ao ensino superior através de um concurso especial para o efeito, conforme previsto no Decreto-Lei n.º 11/2020, que prevê que os estudantes façam exames nas próprias instituições de ensino superior às quais se candidatam, devendo para isso efetuar a sua inscrição em http://www.provascentro.pt .

O acesso às licenciaturas é condicionado de acordo com a área de formação do aluno, sendo necessária aprovação em prova de avaliação dos conhecimentos e competências. Assim, a Comissão Nacional de Acesso ao Ensino Superior (CNAES) publicou a Tabela de Correspondência CNAEF  que relaciona os cursos de dupla certificação e cursos artísticos especializados com as licenciaturas que a que o aluno se pode candidatar.

Algumas das licenciaturas que os os alunos que terminaram o Curso Profissional Técnico de Multimédia podem frequentar, são:

Design e Multimédia

Artes Digitais e Multimédia

Cinema Vídeo e Comunicação Multimédia

Jogos Digitais e Multimédia

Som e Imagem

Multimédia e Conteúdos Internet

Comunicação e Multimédia

Audiovisual e Multimédia

Informática e Tecnologias Multimédia

Entre muitos outros…

Legislação:

  • Decreto-Lei n.º 11/2020, de 02/04 – Cria os concursos especiais de ingresso no ensino superior para titulares dos cursos de dupla certificação do ensino secundário e cursos artísticos especializados
  • Portaria n.º 150/2020, de 22/06 – Regulamento da candidatura aos concursos especiais para titulares dos cursos de dupla certificação de nível secundário e cursos artísticos especializados para a matrícula e inscrição em instituições de ensino superior públicas