Home

Multimédia

Principais Conteúdos

Ao longo do curso, serão abordados diversos conteúdos, dos quais se destacam:


Inicio do Curso

Inicio do curso

Este curso iniciou-se em 2012 com o apoio do diretor da escola e dos professores.


Os Cursos Profissionais são um dos percursos do nível secundário de educação, estes estão divididos em duas partes as aulas e o estágio, garantindo assim uma forte ligação setor empresarial local, possibilitando ainda o prosseguimento de estudos no ensino superior.

Disciplinas

Disciplinas

O seu currículo é organizado em módulos e/ou Unidades de Formação de Curta Duração (UFCD). Contêm três componentes de formação: socioculturalcientífica e técnica, estando o plano de estudos organizado do seguinte modo:

  • Sociocultural
  • Científica
  • Técnica 
  • Formação em Contexto de Trabalho 

técnicas de multimédia


É fundamental apresentar as diversas ferramentas e tecnologias necessárias para a criação e edição destes componentes. Aqui, o aluno aprende a:

Conceber e desenvolver produtos e aplicações multimédia interativos.

Captar, digitalizar e tratar imagens e som.

Desenhar e editar objetos 3D 

Criar animações 2D e 3D

Editar imagens, vídeo e som.


Projeto e programação Multimédia

Permite ao aluno planear, conceber, produzir, testar e distribuir um produto com grande enfoque na autoria multimédia. As atividades desenvolvidas são de organização da informação sob variadíssimas formas de apresentação de grande carácter interativo. 

É um espaço específico para o desenvolvimento de um projeto multimédia de autoria, com intuito de comunicar um produto multimédia final. Esta disciplina desenvolve a Produção e promoção de produtos multimédia; Comunicação interpessoal e institucional; Execução do produto multimédia final; Design e desenvolvimento de jogos; Animação 2D. 

SISTEMAS DE iNFORMAÇÃO

É tudo a haver com criação de sites, base de dados e php. 

Design e Comunicação Audiovisuais

Caracteriza-se pela utilidade e manipulação do áudio, o vídeo, a fotografia, o design e a comunicação. Esta disciplina pretende auxiliar os alunos a conhecer os vários elementos que intervêm no fenómeno comunicativo e a utilizar ferramentas e técnicas do design na produção de objetos visuais. Ensinar a manipular de forma criativa a imagem fixa e em movimento associada a uma banda sonora. Estimular a conceção e desenvolvimento de produtos multimédia que sejam soluções interessantes de comunicação. A abordagem dos conteúdos da disciplina, envolve práticas com equipamento fotográfico, equipamento de vídeo e equipamento de som. 

Outras disciplinas

Disciplinas

Esta disciplina remete-nos, desde logo, para uma ideia de transversalidade e encontro de conhecimentos de diferentes áreas disciplinares, como objetivo de melhor compreensão do mundo contemporâneo. Tal que gerou a necessidade de construir um programa que favorecesse simultaneamente a aquisição de saberes oriundos das ciências sociais, da reflexão filosófica e o desenvolvimento de competências capacitantes para a inserção na vida social e num mercado de trabalho em evolução e transformação. Tratava-se de contextos científicos e culturais. 

A disciplina de Tecnologias da Informação e Comunicação tem como finalidades:

• Promover o desenvolvimento de competências na utilização das tecnologias da informação e comunicação para possibilitar uma literacia digital generalizada, num quadro de igualdade de oportunidades e de coesão social;

 • Fomentar a análise crítica da função e do poder das novas tecnologias da informação e comunicação;

 • Desenvolver capacidades para utilizar, adequadamente, e manipular, com rigor técnico, aplicações informáticas, nomeadamente em articulação com as aprendizagens e tecnologias específicas das outras áreas disciplinares;

História da Cultura das Artes é um programa que propõe a exploração interligada, crítica e equilibrada de duas valências – História da Cultura das Artes e Artes Visuais. Essa interligação encontra-se plasmada no Tronco Comum, exprimindo-se através dos casos práticos e nas categorias operatórias do programa, representadas pelos indicadores Tempo, Espaço, Biografia, Local, Acontecimento e Sínteses, também se aborda as correntes estilísticas, as diferentes formas de arte e a evolução das mesmas.

A matéria dada vai desde o sévulo V a.C. até ao século XXI. 

Opnião e sugestão

Opinião 

Aqui deves colocar todas as tuas duvidas ou curiosidades sobre o curso ou disciplinas desta área.